segunda-feira, 21 de maio de 2007

Salada "5 Minutos"

Uma salada que se faz em 5 minutos. Desenrasca qualquer almoço, lanche, ideal para convidados surpresa.

Precisamos apenas de uma (ou duas) lata(s) de Grão (idealmente), Feijão Preto ou Feijão Frade. Se não tem pelo menos uma destas na dispensa, é altura de constatar que na verdade não tem um lar português.

Aquilo é fácil de abrir mas não vamos lambões deitar logo para a taça. Despejamos para um escorredor/passador (a rede com furinhos que parace um brinquedo de praia) e lavamos com água fria até deixar de fazer espuma. Agora sim, depois de escorrer a água, tigela com eles.

Depois é só temperar, nem leva sal (fica sempre bem dizer, soa a saudável), só azeite, alho picado ou moído (sim, daqueles de frasco, mas não use daqueles baratinhos de marcar tipo LIDL, use só Margão, custa o dobro, tem o triplo do sabor, logo é mais barato), pimenta branca e preta (use daqueles frascos que são moinho - lá está, a única pimenta preta boa é a Margão - a pimenta sai mais fresca, mais grossa e melhor doseada), alecrim (se não tiver pode usar ervas aromáticas, ervas de provence, orégãos, tomilho ou manjerona).

Isto é tudo depositado sobre o grão ou feijões em quantidades q.b. (esta é a parte difícil. Em caso de dúvida é por pouco de cada, estique-se só um bocadinho no alho). Deitar o azeite (o suficiente para depois de misturado ficar um bocadinho de "molho" no fundo mas sem encharcar) e misturar tudo. Se já nem der tempo de ir ao frigorífico, está pronta a servir.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mmmm... deve ser boa.
(comissão na Margão??)

Anónimo disse...

Sorry... já percebi que não! Não há comissão da Margão.

Anónimo disse...

Mas a salada só leva feijão?!...

Anónimo disse...

Boa, arcebispo! O clero sempre foi conhecido pela ligação à gastronomia...
Não sou abadessa nem candidata a tal, mas também adoro a boa cozinha. Vou ficar atenta.

Arcebispo de Cantuaria disse...

Netwalker,
Assim, de comida, só. Feijão (Frade ou Preto) ou Grão, que é como fica melhor. O resto é tempero. Experimenta com um pãozinho alentejano e um Quinta de Camarate, num fim de tarde de calor e sol...

Ana,
Não prometo qualquer regularidade, mas prometo umas coisas mais "sérias" mais adiante.

M.M. disse...

Uma ideia interessante, sim senhor.

Anónimo disse...

Eu costumo descascar o grão. Fica melhor. Sobretudo em sopas.